O prédio do Terminal Rodoviário Urbano "Dr. Nelson Reis Alves" em Araçatuba (SP), desativado em março de 2025 devido a problemas estruturais, será transformado na nova sede do Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito pela prefeitura durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (23).
Investimento e prazo para reforma
As obras de adaptação do local devem custar R$ 2,6 milhões, custeados pelo Governo do Estado de São Paulo. Com a assinatura do termo de permissão de uso por 20 anos, a próxima etapa é a elaboração de um projeto de reforma, com previsão de conclusão e início da prestação de serviços em 2027.
Problemas estruturais levaram à desativação
Inaugurado em dezembro de 2024 com investimento de R$ 4,8 milhões, o terminal foi desativado apenas três meses depois, em março de 2025, por falhas na instalação elétrica e infiltrações. Na ocasião, o local não possuía Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), "Habite-se" nem alvará de funcionamento. Após a desocupação, o transporte público voltou a operar no antigo terminal urbano da cidade.
Impacto para a comunidade
A nova sede do Corpo de Bombeiros deverá melhorar o tempo de resposta a emergências na região, já que o prédio está localizado próximo ao Pronto Socorro Municipal. A prefeitura destacou que a adaptação do terminal é uma solução para reaproveitar um imóvel público com problemas, evitando novos gastos com construção.



