A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fecharam um estaleiro clandestino em Manaus suspeito de fabricar dragas utilizadas no garimpo ilegal na Amazônia. A operação ocorreu na sexta-feira (26), após trabalho de inteligência que identificou a construção de estruturas flutuantes similares a dragas, embarcações empregadas na extração de minérios em rios da região.
Fiscalização encontra equipamentos para dragagem
Segundo os órgãos, o estaleiro operava sem as licenças ambientais e administrativas exigidas por lei. No local, os agentes encontraram uma draga em construção e diversos equipamentos compatíveis com sistemas de dragagem, como estruturas metálicas, tubulações, válvulas hidráulicas e cabeçotes de sucção.
De acordo com a investigação, os materiais reforçam a suspeita de que o estaleiro fazia parte da cadeia de apoio ao garimpo ilegal, fornecendo embarcações e equipamentos para a atividade.
Investigações continuam
A Polícia Federal informou que as investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelo estaleiro, além de possíveis financiadores e destinatários das estruturas encontradas. Os envolvidos podem responder por crimes ambientais e pela exploração mineral sem autorização.



