Moradores se unem e pagam R$ 1,9 mil para tapar buraco em Teresina
Um grupo de moradores da Rua Luiz Ferreira da Cunha, no bairro Aroeiras, Zona Norte de Teresina, se organizou e arrecadou cerca de R$ 1,9 mil para tapar, por conta própria, um buraco que se abriu na via. A reclamação havia sido formalizada junto à prefeitura em maio, mas o problema não foi resolvido, causando prejuízos e danos a veículos.
Buraco cresceu em quatro meses e causou danos a veículos
Segundo o morador Matheus Sousa, o buraco, localizado no início da rua, surgiu pequeno há aproximadamente quatro meses e aumentou com o tempo. Em maio, uma moradora registrou a queixa na Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). Matheus relatou ao g1 que equipes de vistoria estiveram no local pelo menos três vezes, mas nenhuma manutenção foi feita. O reparo pelos moradores foi concluído na quinta-feira (18).
“Esse buraco começou já tem uns quatro meses, começou bem pequenininho e aí foi piorando, mas no decorrer da rua tem vários buracos. Só que a gente, há 15 dias atrás, resolvemos tampar esse, que era o pior de todos. O carro ficava arrastando por baixo, tivemos vários prejuízos com amortecedor e peças como para-choque quebrado”, afirmou Matheus.
Eturb e SDU Norte se responsabilizam
A Eturb informou que realizou vistoria técnica, identificou pontos de erosão e degradação da sarjeta e repassou o processo à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte), responsável por intervenções em drenagem e recomposição. Após a manutenção da SDU Norte, a Eturb fará a recuperação do asfalto.
Já a SDU Norte esclareceu que uma intervenção recente foi realizada, mas as chuvas dos últimos meses causaram novos desgastes. O órgão afirmou que os reparos devem ser feitos em breve e que uma nova vistoria ocorrerá na terça-feira (23).
Moradora relata via intransitável há mais de dois anos
“O problema está localizado em toda a extensão da rua. A via encontra-se quase intransitável, com muitos buracos profundos. A situação já persiste há mais de 2 anos e oferece risco, pois diversos carros já foram danificados – inclusive o meu, que teve o para-choque quebrado. Muitos moradores estão com dificuldade de acessar suas próprias casas”, escreveu uma moradora na reclamação formalizada.
Matheus Sousa detalhou que o valor total foi dividido entre 19 pessoas e o serviço foi executado por um trabalhador conhecido do grupo. “Teve um reparo anterior para tampar dois buracos, que era esse buraco que a gente tampou e o outro lateral. Eles consertaram só o buraco lateral e deixaram o buraco que a gente se juntou, fez vaquinha e tampou. Mesmo o outro buraco tomando metade da rua, eles não tamparam. No decorrer do tempo, ele foi aumentando até ficar na rua toda”, explicou.
Notas oficiais dos órgãos
A Eturb divulgou nota: “Em atendimento à demanda, a ETURB realizou vistoria técnica no local por meio de fiscal de campo. Durante a inspeção, foram identificados pontos de erosão e degradação da sarjeta, além de comprometimento no encontro da pista com a sarjeta em diversos trechos da via, o que exige a execução prévia de reparos na base e nos dispositivos de drenagem. Diante do diagnóstico, a ETURB encaminhou o processo à SDU Norte para que sejam realizadas as intervenções necessárias nos sistemas de drenagem e a recomposição dos pontos com base afetada. Somente após essa etapa será possível executar a recuperação da pavimentação asfáltica de forma adequada e duradoura. O processo foi protocolado e encaminhado à SDU Norte, acompanhado do parecer técnico e dos registros fotográficos produzidos pela equipe de fiscalização. A ETURB seguirá acompanhando a demanda junto ao órgão competente para viabilizar a execução dos serviços.”
A SDU Norte também se manifestou: “A SDU Norte esclarece que realizou uma intervenção recentemente na região. No entanto, em razão das chuvas registradas nos últimos meses, surgiram novos pontos de desgaste na via, como é o caso da situação da Rua Luiza Ferreira da Cunha, bairro Aroeiras. O problema já foi encaminhado à empresa responsável, que executará os reparos necessários. Além disso, nossa equipe técnica estará no local nesta terça-feira para realizar uma nova avaliação e acompanhar de perto as providências adotadas. Reafirmamos nosso compromisso com a manutenção da infraestrutura urbana e estamos trabalhando para acelerar a solução no menor prazo possível.”



