Inquérito sobre acidente que matou repórter e cinegrafista da Band é concluído
Inquérito sobre acidente que matou jornalistas da Band é concluído

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o trágico acidente que vitimou o repórter cinematográfico Rodrigo Lapa, de 49 anos, e a repórter Alice Ribeiro, de 35 anos, ocorrido no dia 15 de abril na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a instituição, as investigações não apontaram indícios de crime.

Investigação descarta crime

Segundo a Polícia Civil, durante as investigações foram realizadas análises periciais detalhadas para esclarecer as causas do acidente. Após a avaliação dos resultados, não foram encontradas provas que indicassem culpa do motorista do caminhão envolvido. Também não houve indiciamento do condutor do carro, uma vez que a punibilidade foi extinta com sua morte. O inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça.

Detalhes do acidente

A colisão ocorreu no início da tarde do dia 15 de abril, no km 444 da BR-381. O carro de reportagem da Band Minas colidiu frontalmente com um caminhão. A equipe retornava a Belo Horizonte após realizar uma reportagem sobre a importância da duplicação da rodovia para reduzir o número de acidentes.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Rodrigo Lapa, que dirigia o veículo, morreu no local. Alice Ribeiro, única passageira, ficou gravemente ferida e foi resgatada por aeronave do Corpo de Bombeiros, sendo levada ao Hospital João XXIII, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Infelizmente, teve a morte encefálica confirmada no dia seguinte. Com o impacto, a parte dianteira do carro ficou completamente destruída, e a pista foi totalmente interditada.

Perfil das vítimas

Rodrigo Lapa, natural de Porto Alegre (RS), deixou esposa e dois filhos. Trabalhou na Band Minas entre 2022 e 2024, retornando em dezembro de 2025. Participou de coberturas importantes, como o carnaval de BH e a tragédia das chuvas na Zona da Mata. Além de repórter cinematográfico, era palhaço de formação e levava arte circense a crianças hospitalizadas.

Alice Ribeiro, natural de Belo Horizonte, era repórter da Band desde 2021. Casada e mãe de um bebê com menos de um ano, formou-se em 2015 e foi estagiária na TV Globo Minas, TV Alterosa (afiliada do SBT) e RecordTV Minas. Trabalhou em produtoras independentes, na TV Leste (afiliada da RecordTV em Governador Valadares) e na Rede Bahia (afiliada da TV Globo). Ingressou na Band em 2021, atuando em Brasília e, desde agosto de 2024, em Belo Horizonte.

O inquérito foi concluído e as providências legais foram tomadas. A emissora e as famílias prestaram homenagens aos profissionais.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar