Um homem de 56 anos, que se passava por policial civil, foi preso em flagrante nesta terça-feira (23) no Jardim Indaiá, em Araraquara (SP), com R$ 21 mil em dinheiro, uma pistola automática 380 com numeração raspada e 109 munições. A prisão foi realizada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).
Material apreendido na residência
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram no guarda-roupa do suspeito um cofre contendo R$ 21 mil em espécie. Além disso, foram apreendidos uma algema, coldres, porta-carregador, petrechos relacionados a armas de fogo e um celular. As munições apreendidas eram dos calibres 380 e 22.
Segundo a Polícia Civil, o homem era investigado há dois meses após uma denúncia recebida pelo Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol). A origem do dinheiro ainda será investigada pelas autoridades.
Investigação por usurpação de função pública
O falso policial é investigado pelo crime de usurpação de função pública, ou seja, por se passar por policial civil para obter vantagens. A DIG agora apura que tipo de benefício ele tirava de moradores e comerciantes da região.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Preso em silêncio e com passagens criminais
Após a prisão, o homem foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento, mas permaneceu em silêncio. Em seguida, foi levado para a Cadeia Pública de Santa Ernestina. A Polícia Civil informou que ele já possuía passagens criminais anteriores.
O nome do suspeito não foi divulgado, e a reportagem não conseguiu contato com sua defesa até a última atualização. O caso segue sob investigação.



