Enfermeira e amiga indiciadas por abandonar cão doente em Campo Grande
Enfermeira e amiga indiciadas por abandono de cão doente

Uma enfermeira e uma amiga foram indiciadas pela Polícia Civil sob suspeita de abandonar um cachorro doente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande. De acordo com a investigação, as duas simularam ter encontrado o animal abandonado na rua para deixá-lo no local.

Investigação e descoberta

A polícia apurou que uma delas era a tutora do cão e decidiu abandoná-lo após descobrir que teria gastos com o tratamento. O caso começou a ser investigado depois que o CCZ publicou nas redes sociais uma foto do cachorro disponível para adoção, segundo a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat).

Reconhecimento do animal

Professores e servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) reconheceram o cachorro por causa de uma doença congênita e informaram ao CCZ quem seria a responsável pelo animal. Durante a investigação, a Polícia Civil concluiu que a tutora, que trabalha como enfermeira, contou com a ajuda de uma amiga para levar o cachorro ao CCZ.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Confissão e indiciamento

Conforme a polícia, a decisão foi tomada depois que ela descobriu que precisaria arcar com os custos do tratamento do animal. Ao ser questionada, a mulher afirmou inicialmente que o cachorro havia morrido e disse que "faria de tudo" para tê-lo vivo novamente. Segundo a polícia, ela acabou confessando o abandono e relatou a participação da amiga, que teria simulado o resgate do animal. As duas mulheres foram indiciadas pelo crime de abandono de animal.

Encaminhamento ao Ministério Público

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que deverá analisar o caso. O cachorro foi acolhido por uma protetora de animais.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar