Emergência reconhecida em Salvador após contaminação química na praia de São Tomé de Paripe
Emergência em Salvador por contaminação química em praia (23.06.2026)

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Salvador em decorrência da contaminação química registrada na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio da capital baiana. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (22) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.

Desde fevereiro, manchas azuis e amarelas são vistas na faixa de areia e na água do mar. Em maio, foi confirmada a contaminação por substâncias químicas. O reconhecimento ocorre após o registro de um "derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho", conforme consta no Formulário de Informações do Desastre (FIDE).

Acesso a recursos federais

Com a medida, a Prefeitura de Salvador passa a ter acesso a mecanismos de apoio da União e poderá solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Os pedidos devem ser encaminhados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a apresentação dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados. Em caso de aprovação, os recursos são liberados por meio de nova portaria publicada no Diário Oficial da União.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Investigações apontam poluentes

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), inspeções e amostragens realizadas nos meses de março e abril identificaram concentrações elevadas de compostos nitrogenados e metais, principalmente cobre, em pontos próximos ao foco da contaminação. A ampliação das investigações, com análises em oito pontos da praia, confirmou ainda a presença de poluentes nos sedimentos, na biota marinha, incluindo siris e moluscos, e na água intersticial, encontrada abaixo da superfície da areia. Também foram detectadas concentrações elevadas de nitrato, nitrito e nitrogênio amoniacal.

Durante as inspeções, o Inema identificou ainda um estoque remanescente de ureia em um terminal marítimo localizado na região. Para o órgão ambiental, os resultados apontam a existência de efetiva poluição ambiental na área.

Riscos à saúde

Especialistas alertam que as substâncias encontradas representam riscos à saúde da população. De acordo com análises da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os produtos identificados podem provocar problemas dermatológicos, como irritações na pele, além de sintomas gastrointestinais.

Multas aplicadas

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Inema) aplicou multa às empresas com operação na praia de São Tomé de Paripe. Diante disso, o Inema multou a Empresa Terminal Itapuã Ltda (Intermarítima), que atualmente opera no terminal marítimo da área, em R$ 20 milhões, e a Gerdau Aços Longos S.A., antiga gestora do terminal, em R$ 50 milhões. Para o instituto, ambas as empresas contribuíram para o cenário. Segundo o órgão, a contaminação está ligada ao trabalho de estocagem e à movimentação de granéis sólidos no Terminal Itapuã, atualmente gerenciado pela Intermarítima.

A empresa, no entanto, diz que não movimenta carga relacionada com as substâncias encontradas na praia. A TV Bahia pediu um novo posicionamento à Intermarítima, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Já a Gerdau confirmou que vai se defender formalmente e reforçou que, desde 2022, não é mais titular da licença ambiental para atuar no espaço.

A multa foi aplicada no dia 3 de junho, mas o Inema só tornou a informação pública neste sábado (20), após intimação formal das empresas. Agora cientes da autuação, tanto a Intermarítima quanto a Gerdau terão 20 dias para apresentar defesa administrativa.

Impacto nos trabalhadores

Outro impacto da contaminação foi no trabalho de pescadores e ambulantes que atuavam na praia. Eles estão impedidos de seguir com as atividades na área devido ao risco imposto e se veem sem muitas possibilidades de renda. Em entrevista ao g1, também em maio, o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Subúrbio, Reinaldo Jorge Cirne, afirmou que alguns pescadores têm buscado alternativas para trabalhar. "Alguns estão catando lata, papelão, fazendo reciclagem para sobreviver", citou como exemplos.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar

Nota de posicionamento da Gerdau

A Gerdau confirma o recebimento do auto de infração emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) referente à contaminação na praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, e afirma que apresentará defesa administrativa, fundamentada em vasta documentação e laudos técnicos. A companhia ressalta que não é a titular da licença ambiental vigente do Terminal Marítimo, a qual foi devidamente transferida, em 2022, à Intermarítima, atual proprietária e operadora do ativo. A Gerdau reafirma seu compromisso de décadas com as comunidades e ambientes onde atua, e diálogo aberto com autoridades responsáveis.