A Defesa Civil de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, emitiu alerta para que moradores do distrito de Honório Bicalho não utilizem a água de uma nascente contaminada por óleo queimado até que análises comprovem a qualidade do recurso. A água abastece cerca de 40 imóveis da comunidade para irrigação, criação de animais e outros serviços, mas não é destinada ao consumo humano.
Investigação aponta despejo criminoso
A contaminação foi identificada em uma nascente que integra o sistema de captação da comunidade. Segundo a prefeitura, há indícios de que o despejo de óleo de motor tenha sido criminoso. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e órgãos ambientais foram acionados para investigar o caso.
Impacto em estabelecimento local
Um lava-jato da região precisou interromper as atividades por causa da contaminação. O proprietário, Bruno Souza, afirma que o estabelecimento utiliza a água da nascente e aguarda a liberação para retomar o atendimento. "Quando a água contaminou, tivemos que parar porque ela é usada aqui no lava-jato e poderia prejudicar a pintura dos veículos", disse.
Ações de contenção e monitoramento
A área onde é feita a drenagem da água contaminada pertence à AngloGold. Em nota, a mineradora informou que mobilizou equipes para conter o óleo com mantas absorventes e afirmou que a ocorrência não tem relação com suas operações. Segundo a Defesa Civil, uma empresa especializada retirou o material poluente e realiza o monitoramento da qualidade da água. Apesar da melhora no aspecto visual da nascente, o órgão informou que o uso só será liberado após o resultado das análises. Até lá, a recomendação é que a água não seja utilizada, inclusive para os animais, devido ao risco de contaminação.



