A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), abriu uma consulta pública para ouvir a população sobre a possível instalação de radares em vias da cidade. A iniciativa ocorre após um levantamento que apontou mais de 14 mil infrações de trânsito em apenas cinco dias de monitoramento em dois cruzamentos da região central.
Monitoramento revela alto número de infrações
A fiscalização foi realizada nos cruzamentos da avenida 1º de Junho com a rua Pernambuco e da avenida Getúlio Vargas com a rua Goiás. Durante o período, foram contabilizadas mais de 780 mil passagens de veículos, com aproximadamente 3 mil ocorrências por dia.
Avanço de sinal vermelho lidera irregularidades
Os dados indicam que o avanço de sinal vermelho representa 75% das infrações registradas, seguido pelo excesso de velocidade e paradas sobre a faixa de pedestres. Segundo a administração municipal, os equipamentos utilizados no estudo possuem tecnologia para autuações automáticas, mas foram empregados apenas para monitoramento e coleta de dados.
O balanço mostra ainda que:
- O cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Goiás concentrou o maior número de avanços de sinal vermelho;
- Já a avenida 1º de Junho com a rua Pernambuco apresentou maior incidência de excesso de velocidade.
Como participar da consulta pública?
Os moradores podem opinar sobre o projeto até o dia 15 de junho, por meio do aplicativo da Prefeitura de Divinópolis ou do site da administração municipal. A Settrans avalia habilitar os equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos estratégicos, como as avenidas 1º de Junho, Getúlio Vargas e Magalhães Pinto, além das ruas Pernambuco e Goiás.
A participação da comunidade é fundamental para definir a implantação dos radares, que visam reduzir acidentes e melhorar a segurança no trânsito da cidade.



