A Secretaria da Cidadania (Secid) de Sorocaba (SP) afastou mais uma conselheira tutelar do cargo nesta terça-feira (23), a pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Este é o segundo profissional do órgão afastado em menos de duas semanas. O motivo exato desta nova suspensão não foi divulgado pelo MP, mas a investigação está relacionada ao atendimento de uma outra criança, ocorrido antes do caso de negligência que terminou na morte do bebê Miguel Franco Silva, de 1 ano e 2 meses.
Nota oficial da Prefeitura
A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre o novo afastamento. Em nota oficial, a Secid limitou-se a dizer que realiza capacitações permanentes com os profissionais e defendeu o histórico do órgão, afirmando que o Conselho Tutelar responde diretamente à Justiça e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). A TV TEM também questionou a Câmara Municipal sobre o novo afastamento, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Primeiro afastamento
No dia 12 de junho, a Corregedoria-Geral do Município já havia afastado o primeiro conselheiro tutelar. Ele foi o responsável por atender e encerrar o acompanhamento do bebê Miguel em apenas 24 horas, em fevereiro deste ano. Quase 100 dias após o atendimento ser arquivado pelo conselheiro, o menino morreu com marcas de espancamento e violência sexual. De acordo com a Corregedoria, o afastamento preventivo não é uma punição antecipada, mas serve para garantir a transparência e evitar qualquer interferência nas investigações. A conduta do profissional segue sob apuração.



