Operação policial no Morro Santa Marta termina em tiroteio
Traficantes do Comando Vermelho entraram em confronto com policiais durante uma operação em uma comunidade na Zona Sul do Rio. Nem mesmo uma das menores comunidades da cidade escapa de ter seu território controlado pelo crime. A violência no Morro Santa Marta se impôs antes do dia começar para trabalhadores e estudantes.
“Meu filho de 12 anos acordou 5h50 para se arrumar para escola e começou a chorar desesperado que estava ouvindo tiro”, conta a empresária Juliana Coelho. Até turistas, que estavam no alto do mirante para apreciar o nascer do sol, viram o passeio virar tensão. “Eu só ouvi os tiros. Parecia que era dentro de casa. A gente acorda assustado e, de repente, começa a ver um bando de polícia chegando”, conta o militar aposentado Marcelo Ramos.
Balanço da operação: 14 presos e arsenal de fuzis
Dos 44 mandados de prisão, 14 foram cumpridos. Cerca de 4 mil pessoas vivem na comunidade Santa Marta. As investigações revelaram a existência de pelo menos 30 fuzis nas mãos dos criminosos. Uma rua bastante movimentada fica em frente ao morro. Durante os confrontos, um ônibus foi atingido por disparos. Um dos tiros acertou a perna de um passageiro. A vítima foi levada para o hospital e liberada.
Tiros também atingiram prédios, carros, um posto de gasolina e uma igreja vizinha à comunidade. Escolas não funcionaram na região. “O que a gente observou hoje, estando ali naquela região, é que a população não tem acesso aos serviços essenciais. Os direitos mínimos, os direitos fundamentais, os direitos humanos dessas pessoas são tolhidos pelas atividades criminosas”, afirma o delegado Paulo Saback.



