Um brasileiro de 38 anos foi recapturado após escapar do Centro de Detenção Federal de Buffalo, administrado pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) dos Estados Unidos. O caso, ocorrido no início de junho, foi divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA na última segunda-feira (22).
Fuga pelo telhado
Ernando Elias Orelio, detido por invasão e agressão, conseguiu escapar subindo uma cerca e alcançando o telhado da unidade prisional. A fuga foi percebida pelas autoridades, que iniciaram uma busca imediata. Orelio foi localizado em uma área arborizada próxima ao centro de detenção e recapturado sem incidentes.
Detalhes do caso
O Centro de Detenção Federal de Buffalo, localizado no estado de Nova York, abriga imigrantes detidos pelo ICE. Orelio, cuja nacionalidade brasileira foi confirmada, enfrenta agora acusações adicionais por fuga, que podem agravar sua situação legal nos EUA. O Departamento de Justiça não forneceu detalhes sobre a data exata da fuga ou as circunstâncias que permitiram que Orelio escalasse a estrutura de segurança.
Até o momento, não há informações sobre a representação consular brasileira no caso. A fuga de detentos de centros do ICE é rara, mas já ocorreu em outras unidades, gerando críticas sobre as condições de segurança nas instalações.



