Adolescente de 15 anos morre baleado pela PM em Campo Belo (MG)
Adolescente de 15 anos morre após ação da PM em MG

Um adolescente de 15 anos morreu após uma ação da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (25), no bairro São Benedito, em Campo Belo (MG). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o início da ocorrência e registram o momento em que disparos são efetuados durante a perseguição. Segundo a PM, o jovem foi baleado após reagir a uma abordagem e apontar uma arma de fogo em direção aos policiais. A família, entretanto, contesta a versão apresentada pelos militares e afirma que o adolescente não estava armado.

O que diz a Polícia Militar

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência teve início durante uma abordagem de rotina a três indivíduos na Rua Bonsucesso. Conforme o relato dos policiais, os suspeitos desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir. Durante a perseguição, os militares afirmam ter percebido que os rapazes portavam armas de fogo e efetuaram disparos de advertência.

Segundo o comandante do Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) de Campo Belo, Bruno Scramignon, após a dispersão do grupo, um dos suspeitos seguiu em direção a uma área de mata próxima à região conhecida como "Porteira do Zé Covarde". A PM informou que o adolescente foi novamente localizado e, durante a tentativa de abordagem, teria reagido apontando uma arma para a equipe, momento em que foi atingido pelos disparos.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Atendimento e apreensões

Ainda conforme a corporação, o jovem recebeu atendimento imediato e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campo Belo, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada na unidade. A polícia informou ter apreendido com ele um revólver calibre .32. No local também foram recolhidos rádios comunicadores e carregadores.

Os outros dois indivíduos que estavam com o adolescente conseguiram fugir, sendo que um deles correu em direção à Rua Cristal e o outro entrou na mata próxima ao local. Até a última atualização desta reportagem, ninguém foi detido. A Polícia Militar informou ainda que o adolescente possuía registros anteriores relacionados ao tráfico de drogas e histórico de resistência a abordagens policiais.

Família contesta versão da PM

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a mãe do adolescente, Jéssica Lorraina Nascimento, contestou a versão apresentada pela corporação. Segundo ela, o filho não portava arma e não teria entrado em confronto com os policiais. Jéssica relatou que soube do ocorrido por meio de um conhecido e foi até o local após receber a informação de que o filho havia sido baleado. Ela afirmou que não teve acesso ao corpo naquele momento e cobrou esclarecimentos sobre as circunstâncias da morte.

A família pede que o caso seja investigado e que todas as circunstâncias da ocorrência sejam apuradas pelas autoridades competentes. A Polícia Militar classificou o caso como um fato isolado ocorrido durante uma atividade preventiva de rotina e informou que as diligências continuam para localizar os outros dois envolvidos na ocorrência.

Investigação

O g1 procurou a Polícia Civil para saber se o caso será investigado e quais procedimentos serão adotados para apurar as circunstâncias da morte do adolescente. Até a publicação desta reportagem, não havia retorno da corporação.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar