A Prefeitura de Pedra Grande, localizada no litoral Norte do Rio Grande do Norte, deu início a um programa inovador voltado ao tratamento da obesidade e doenças associadas. A iniciativa, denominada Emagrece+, já selecionou 20 pessoas para a primeira etapa, que inclui, em alguns casos, o uso de medicamentos análogos de GLP-1, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”. Todo o custeio é feito com recursos próprios do município.
Critérios de seleção e equipe multidisciplinar
Segundo a nutricionista Vanice Pontes, os participantes passaram por triagem com base em critérios como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia. “Todos os pacientes que fizeram a inscrição vão passar pela triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se reúne e faz a seleção. Essa seleção é feita por gravidade do problema”, afirmou. Ela destacou que o programa não tem finalidade estética.
Lançado em maio deste ano, o Emagrece+ conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. As atividades incluem aulas de pilates e exercícios físicos realizados na sede do município e na comunidade de Enxu Queimado.
Ações educativas e acompanhamento
Os encontros também promovem palestras e orientações sobre doenças associadas à obesidade. Na última sexta-feira (19), os participantes receberam informações sobre hipertensão e diabetes, além de orientações sobre alimentação equilibrada e prática regular de exercícios.
O programa representa uma abordagem integrada para combater a obesidade, que afeta significativamente a saúde pública. A prefeitura de Pedra Grande espera expandir a iniciativa conforme os resultados positivos forem observados.



