A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) aprovou, nesta quinta-feira (2), o primeiro plano de trabalho para combate à chikungunya em Dourados, no valor de R$ 974 mil. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), os recursos serão destinados à limpeza da cidade e ao descarte de resíduos em aterro sanitário licenciado. Uma equipe com sete técnicos da Sedec foi enviada para apoiar as defesas civis municipal e estadual, com previsão de permanência até o fim da próxima semana.
Na quarta-feira (1º), o MIDR já havia autorizado a liberação de R$ 1,3 milhão para ações de socorro e assistência humanitária. O ministério também reconheceu a situação de emergência em Dourados, permitindo o envio imediato de recursos.
Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul registra 1.764 casos confirmados, 3.657 casos prováveis e 7 mortes por chikungunya. Outra equipe da Sedec já havia sido mobilizada na segunda-feira (30) para apoiar as ações locais.



