1ª UTI inteligente do SUS é inaugurada no Rio com IA e 5G
1ª UTI inteligente do SUS no Rio com IA e 5G

O Ministério da Saúde inaugurou neste sábado (27) a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Zona Norte do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Investimento e tecnologias

Com investimento superior a R$ 180 milhões, o projeto prevê a adoção de novas tecnologias que alertam quando o estado do paciente piora, utilizam inteligência artificial (IA) para prever riscos e priorizar atendimentos, além de reunir informações diretamente no prontuário eletrônico. "Hoje estamos dando mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital. A integração dos dados dos monitores permite identificar precocemente sinais de melhora ou de agravamento do quadro clínico, possibilitando intervenções mais rápidas, com ajustes na conduta e no tratamento antes que o paciente apresente uma piora", destacou Padilha.

Ambulâncias 5G e cirurgia robótica

A iniciativa também inclui o uso de ambulâncias com tecnologia 5G, que poderão transmitir sinais vitais em tempo real para agilizar o atendimento pré-hospitalar. Além disso, o programa prevê a implementação de cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA, com o objetivo de melhorar a eficiência e os resultados dos tratamentos.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Rede Nacional de UTIs Inteligentes

A nova estrutura integra a Rede Nacional de UTIs Inteligentes e faz parte do programa "Agora Tem Especialistas", com foco na modernização da rede pública e no uso de tecnologia para apoio à tomada de decisões clínicas. Segundo o Ministério da Saúde, o modelo utiliza sistemas digitais integrados, inteligência de dados e monitoramento em tempo real para identificar alterações no estado dos pacientes e agilizar intervenções médicas.

Novo acelerador linear para câncer

Durante o evento, também foi inaugurado um novo acelerador linear para o tratamento de câncer na unidade, com objetivo de ampliar a capacidade de atendimento em radioterapia e reduzir o tempo de espera no SUS.

Expansão para outros estados

A unidade do Rio é a primeira das sete instituições da fase inicial do projeto, que inclui hospitais no Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Nesta etapa, serão conectados 60 leitos de UTI em todo o país, com 10 leitos em cada unidade participante.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar