Em Cândido Mota, no interior de São Paulo, a torcida pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo vai às ruas de um jeito único: pedalando. A protagonista da festa é a Jabiraca Furacão, uma policicleta com 12 metros de comprimento, 2,80 metros de altura e 50 rodas, capaz de levar até 20 torcedores de uma só vez.
Tradição desde 1998
A tradição começou na Copa do Mundo de 1998 e, desde então, a Jabiraca sai às ruas a cada quatro anos, sempre durante a disputa do Mundial. O nome foi inspirado na minissérie “Hilda Furacão”, exibida pela TV Globo na época. O veículo foi construído pelo mecânico de bicicletas Márcio Luiz Alves Pereira e pelo filho, Matheus Delantonia Pereira, que seguiu os passos do pai na profissão.
Quase ficou parada em 2026
Neste ano, a Jabiraca quase ficou parada. No primeiro jogo do Brasil contra o Marrocos, ela não saiu às ruas, mas a pressão popular fez a família mudar de ideia. "Neste ano, não iríamos fazer, mas os pedidos foram muitos. Começamos do zero, desde a parte da solda até a decoração. Ela foi feita em seis dias de muito trabalho", disse Matheus. A policicleta é montada em cinco módulos que se engatam para formar o veículo completo. Além das bicicletas e da estrutura metálica, a Jabiraca conta com sistema de som e iluminação.
Símbolo da cidade e da família
Mais do que um veículo criado para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo, a Jabiraca se tornou um símbolo da cidade e da própria família responsável por sua construção. "Ela é uma tradição da cidade e, para a nossa família, está sendo passada de geração em geração", disse Matheus. Em Cândido Mota, a bicicleta também faz parte da identidade local. O município paulista é conhecido por ter mais bicicletas do que habitantes. Segundo o IBGE, o número de bicicletas ultrapassa os 29 mil moradores registrados no Censo de 2022.
O Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.



