Governo de SP cria site unificado para pagamento de pedágio free flow sem tag
Governo de SP cria site unificado para pagamento de pedágio free flow sem tag

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) lançou o site Siga Fácil, que centraliza a cobrança do pedágio free flow para motoristas que não possuem tag eletrônica. A plataforma reúne débitos de todas as concessionárias paulistas, permitindo consulta e pagamento por placa do veículo.

O sistema identifica o veículo ao passar pelos pórticos eletrônicos, registrando a placa. O governo estadual ampliou para 90 dias o prazo de pagamento das tarifas do free flow, válido para passagens até 31 de dezembro de 2025. Assim, motoristas que utilizaram os pedágios em 2024 têm até 90 dias após a passagem para regularizar os débitos.

Apesar da nova ferramenta, as concessionárias mantêm seus próprios canais de cobrança. Até o final de 2025, São Paulo conta com 37 praças de pedágio eletrônico sem cancelas, com previsão de chegar a 58 pórticos até 2030, conforme o plano do governo Tarcísio de Freitas.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O free flow começou a operar no interior, nas rodovias Laurentino Mascari (SP-333) e Carlos Tonani (SP-333), administradas pela EcoNoroeste. Recentemente, o sistema foi ativado no trecho urbano da Via Dutra, entre Arujá e São Paulo.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar