Multas por fios soltos em postes triplicam em São Paulo em 2025
Multas por fios soltos em postes triplicam em São Paulo em 2025

A Prefeitura de São Paulo aplicou 382 multas por fios caídos nas ruas da capital em 2025, um aumento de 320% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 83 autuações. As notificações de fios soltos também cresceram 249%, passando de 409 para 1.428.

A Câmara Municipal aprovou no dia 27 de agosto deste ano um projeto de lei do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que aumenta em 100 vezes o valor da multa para concessionárias responsáveis por fios abandonados. Com a nova lei, a multa passa de R$ 500 para R$ 50 mil por dia por quarteirão irregular.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informou que as 32 subprefeituras intensificaram a fiscalização sobre fios soltos em postes em 2025. De janeiro a outubro, foram emitidas 1.428 notificações orientativas e 382 multas, um aumento de 360% em relação ao total de multas aplicadas em todo o ano de 2024.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

As fiscalizações são realizadas a partir de reclamações pelo telefone 156. Confirmada a irregularidade, a Enel e as empresas de telecomunicações são notificadas. A Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas afirmou que a ocupação dos postes não foi historicamente fiscalizada com frequência e rigor necessários, cabendo à distribuidora de energia identificar irregularidades.

A Enel informou que removeu 5.303 kg de cabos e equipamentos irregulares que ocupavam clandestinamente a infraestrutura de postes da distribuidora. A empresa também realizou 5.426 fiscalizações e emitiu 857 notificações formais às operadoras de telecomunicações responsáveis.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar