O Exército Brasileiro investiga se o disparo que matou o soldado Antonio Henrique dos Santos Sousa, na quarta-feira (8), foi acidental ou intencional. O militar foi atingido no peito dentro do alojamento de um condomínio residencial de oficiais, no Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo.
O soldado Athirson do Nascimento Reis, que efetuou o disparo, foi preso em flagrante por outros militares. Até a última atualização, ele permanecia detido no 8º Batalhão da Polícia do Exército. A defesa do recruta não foi localizada para comentar o caso.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso está sendo investigado exclusivamente pelo Comando Militar do Sudeste. O Exército informou, por meio de nota, que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas e que o caso já foi comunicado ao Ministério Público Militar e à Justiça Militar.
Antonio foi socorrido por outros militares de serviço até a chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A morte foi confirmada por volta das 20h. O Exército não informou se o soldado chegou a ser levado a algum hospital.
Segundo o Comando Militar, ambos os militares estavam cumprindo o serviço militar obrigatório e haviam incorporado ao Exército em agosto de 2025. O Comando Militar do Sudeste lamentou a morte e afirmou estar prestando apoio à família.



