O calor intenso em Belém durante a COP 30 levou a organização a dispensar o uso de terno e gravata nos espaços de negociação. O secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) autorizou um código de vestimenta mais leve, definido como 'esporte fino'. Esse estilo inclui calças sociais, camisa de botão ou polo, blazers ou cardigãs, e sapatos sociais ou mocassins, permitindo roupas mais confortáveis diante das altas temperaturas.
As temperaturas em Belém podem chegar a quase 35°C, com sensação térmica de 40°C e alta umidade. Turistas como o alemão Simon já aprenderam a expressão local 'Égua do calor', usada para descrever dias ensolarados. A peruana Lorena Córdoba, por sua vez, buscou um leque no mercado Ver-o-Peso para se refrescar. Itens como leque, chapéu, boné, protetor solar e água são recomendados para amenizar o calor durante passeios pela cidade.
A COP 30 começa nesta segunda-feira (10), período em que a região Norte entra no inverno amazônico, que vai até maio. Nessa estação, as chuvas se tornam mais frequentes, geralmente no início da tarde ou fim do dia, mas podem ocorrer a qualquer momento. Por isso, um guarda-chuva é recomendado, pois também pode ser usado como sombrinha em dias de sol forte.
Nos locais fechados, o ar-condicionado costuma ser mantido em temperatura baixa, o que pode causar choque térmico. Assim, um casaco leve é útil para quem sente frio. A garrafa de água é permitida nos espaços da COP, desde que não seja de vidro e esteja vazia, podendo ser abastecida dentro dos pavilhões.



