Dois tamanduás-bandeira foram filmados caminhando juntos por uma estrada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Minas Gerais. O vídeo, registrado pelo guia turístico João Paulo Bitencourt no domingo (21), já ultrapassou meio milhão de visualizações nas redes sociais.
Registro incomum de tamanduás-bandeira
Bitencourt guiava um grupo de turistas quando avistou os dois animais atravessando uma estrada próxima às cachoeiras dos Rolinhos e Rasga Canga. Segundo o guia, o registro é especial não apenas por mostrar tamanduás-bandeira, mas também porque os dois apareceram juntos, algo considerado incomum. "É comum vermos eles sozinhos. Juntos assim é raro", destacou João Paulo.
Opinião de especialista
O médico-veterinário Márcio Bandarra, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), explicou que os tamanduás-bandeira costumam viver sozinhos. Por isso, registros de dois ou mais animais juntos são considerados incomuns. "Eles costumam se unir em épocas específicas, como em períodos de acasalamento, por exemplo. No caso, eles estavam apenas interagindo, mas não dá para garantir que fosse para o acasalamento", disse o veterinário.
Repercussão nas redes sociais
O vídeo rapidamente conquistou os internautas. Uma turista que participava do passeio comentou: "Foi demais!!! Incrível!!! Obrigada por esta oportunidade de ver algo tão raro e maravilhoso!!!" Outros internautas também demonstraram admiração: "Que show ver eles na natureza, livres e protegidos" e "Que cena linda e emocionante!!"
Desfecho do encontro
Após atravessar a estrada, um dos tamanduás permaneceu parado por alguns segundos antes de seguir em direção à mata e desaparecer na vegetação da Serra da Canastra.



