Três homens foram condenados pela morte de um adolescente de 15 anos ocorrida em janeiro de 2008, em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o crime foi motivado por uma disputa ligada ao tráfico de drogas na região. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri no último dia 17 de junho.
Penas aplicadas
Dois irmãos, atualmente com 46 e 49 anos, foram condenados a 25 anos e um mês de prisão cada. Um terceiro homem, de 48 anos, apontado como participante do plano para atrair a vítima até o local da execução, recebeu pena de 19 anos e seis meses de prisão. Ainda cabe recurso da decisão.
Os três também foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e associação para o tráfico de drogas. As penas serão cumpridas inicialmente em regime fechado.
Relembre o caso
De acordo com a denúncia do MPMG, o adolescente atuava na venda de drogas para os irmãos, mas deixou o grupo no fim de 2007 para trabalhar com um concorrente. A mudança teria intensificado a rivalidade entre eles e motivado ameaças de morte.
Ainda segundo a investigação, no dia 3 de janeiro de 2008, os acusados armaram uma emboscada. O comparsa, que mantinha amizade com a vítima, deu carona ao adolescente e o deixou em um local previamente escolhido para o ataque. Em seguida, os irmãos teriam surpreendido o jovem com golpes de faca e disparos de arma de fogo calibre .380.
Após o homicídio, os réus ocultaram o corpo às margens da MG-341. O cadáver foi encontrado 11 dias depois.
Reconhecimento das qualificadoras
O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e prática do crime para assegurar a atividade ligada ao tráfico de drogas. Para o MPMG, a condenação reforça o compromisso das instituições com a responsabilização dos autores de crimes graves e o combate à criminalidade organizada.



