Estão abertas até 30 de junho, às 18h, as inscrições para o Programa Meninas que Transformam, no sistema SiesMT. A iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), seleciona estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, para atividades remuneradas em órgãos do Poder Executivo estadual.
Quem pode participar
Podem se inscrever candidatas que se identifiquem com o gênero feminino e estejam matriculadas e frequentando o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A inscrição é gratuita.
O programa tem caráter educacional e formativo, com atividades práticas supervisionadas em órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. As selecionadas cumprem jornada de 20 horas semanais e recebem bolsa-auxílio de R$ 770 e auxílio-transporte de R$ 220,54 por mês.
Critérios de seleção
A seleção será feita com base no desempenho escolar e no indicador socioeconômico. O desempenho considera as médias finais de Língua Portuguesa e Matemática do último ano letivo, com até 60 pontos. O indicador socioeconômico soma até 40 pontos e leva em conta critérios como inscrição no CadÚnico, renda familiar per capita de até meio salário mínimo, matrícula em escola pública e existência de medida protetiva vigente em favor de mulher no núcleo familiar.
Como se inscrever
No momento da inscrição, a candidata deve indicar o município onde deseja atuar e anexar documentos pessoais e comprobatórios em PDF, como documento de identificação com foto, CPF, boletim escolar, comprovante do CadÚnico, declaração de matrícula, comprovante de renda, quando houver, e termo de autorização do responsável legal para menores de 18 anos.
Os municípios podem aderir ao programa por meio de Termo de Cooperação e contratar estudantes classificadas para atuação local.
Cronograma
O resultado provisório da pontuação será divulgado em 10 de julho. O resultado final está previsto para 14 de julho. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail prt@seplag.mt.gov.br.



