O Governo de São Paulo e a Prefeitura de Presidente Prudente assinam nesta terça-feira (23) o convênio que libera R$ 4 milhões para transformar uma área degradada da antiga linha férrea, entre o Centro e a Vila Marcondes, em um parque linear com ciclovia, espaços de lazer e convivência. Do total, R$ 3,2 milhões são do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e R$ 800 mil de contrapartida municipal. Ainda não há data para o início das obras.
Estrutura do parque linear
O projeto prevê melhorias como tipologias modulares com foco em mobilidade urbana (acessibilidade, calçada e ciclovia), manejo de águas pluviais com blocos intertravados e canteiros de chuva, áreas verdes multifuncionais com arborização urbana, pavimentação de vias com asfalto ecológico, equipamentos como arquibancada e parque infantil, e eficiência energética com postes de LED.
Objetivos e programa estadual
Segundo o governo, a iniciativa busca reintegrar a área à malha urbana, ampliar espaços públicos de convivência e melhorar a qualidade ambiental, valorizando o entorno e a qualidade de vida dos moradores. A obra integra o programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, que recupera áreas urbanas degradadas e qualifica núcleos habitacionais com Soluções Baseadas na Natureza (SbN), focando em preservação ambiental, mobilidade urbana e adaptação climática.
Participação da Rumo
A Rumo, concessionária que administra o trecho ferroviário, informou em nota que contribui institucionalmente com a prefeitura e o governo estadual na busca de soluções viáveis para o projeto, atuando de forma técnica e colaborativa dentro dos parâmetros regulatórios. A empresa destacou histórico de cooperação com o município, como a cessão da antiga estação ferroviária para o Procon Municipal, e segue aberta ao diálogo sobre projetos de interesse público.



