O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) inaugurou nesta quinta-feira (25) a ampliação do Hospital Regional Doutor Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu (SP). A unidade recebeu R$ 77 milhões em obras desde 2014, além de R$ 17,2 milhões para aquisição de equipamentos, totalizando R$ 94,2 milhões em investimentos. A nova estrutura acrescenta 93 leitos e amplia o atendimento materno-infantil e oncológico no Vale do Ribeira, reforçando a assistência especializada para cerca de 284 mil moradores de 15 municípios.
Governador destaca modernização e promete novo hospital
Durante a cerimônia, Tarcísio destacou a necessidade de modernizar a unidade: “A gente está inaugurando hoje a ampliação de um hospital com 93 leitos. É um hospital que já tem muitos anos, foi feito numa outra época, com outra arquitetura e outras normas. A gente precisa modernizar essa estrutura”. O governador também prometeu a construção de um novo hospital em Pariquera-Açu, seguindo o modelo de unidades já entregues em Cruzeiro e Franca. A proposta prevê ampliar a capacidade de atendimento da região para cerca de 310 leitos, com a construção de 220 leitos em uma nova unidade. “Esse é o projeto para cá, para Pariquera-Açu, é isso que nós vamos fazer”, afirmou.
Expansão de AMEs e centro TEA
Tarcísio citou obras em andamento e a expansão dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), incluindo unidades em Jaú, Presidente Venceslau e Marília, além do compromisso de implantação do AME de Registro. O governador também mencionou a ampliação de serviços voltados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado, inclusive no Vale do Ribeira. “O Vale do Ribeira vai ter um centro TEA, porque nós vamos fazer um em cada região do estado”, disse.
Governo já entregou 12 hospitais e projeta 15 até o fim do mandato
Durante o evento, Tarcísio afirmou que a gestão já inaugurou 12 hospitais no estado e projeta chegar ao fim do mandato com 15 unidades entregues. “Às vezes, mesmo tendo boa memória, eu tenho dificuldade de lembrar de todos. Mas para quem acompanha as redes sociais, todo dia a gente está entregando algum equipamento de saúde, ampliando o braço de assistência”, declarou. O governador também destacou os investimentos em hemodiálise em diferentes regiões do estado e afirmou que a expansão deve alcançar o Vale do Ribeira.



