Um grupo de amigos goianos está vivendo uma experiência única ao acompanhar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026 a bordo de um motorhome, percorrendo os Estados Unidos entre as cidades-sede do torneio. A aventura começou no México, na abertura do Mundial, e segue para os EUA, onde o Brasil disputa a fase de grupos.
Sonho realizado
“É um sonho que a gente tá vivendo, é fazer essa viagem pra Copa do Mundo, ainda ter a experiência de fazer o motorhome juntos”, afirmou Olímpio Jayme Neto, um dos integrantes do grupo. Segundo ele, a ideia surgiu logo após o anúncio dos Estados Unidos como sede do Mundial de 2026. Inspirados pela tradição das viagens de motorhome no país, os amigos começaram a planejar a aventura anos antes da competição.
Apesar de já terem acompanhado outras Copas do Mundo, os amigos afirmam que esta será uma experiência inédita. O grupo reúne irmãos, amigos de infância, companheiros de arquibancada e até amizades que surgiram justamente durante viagens anteriores para acompanhar a seleção brasileira.
Aventura acima da economia
A escolha pelo motorhome não teve como principal motivação a economia. Segundo Olímpio, os custos são semelhantes aos de uma viagem tradicional envolvendo passagens aéreas e hospedagens, principalmente porque o veículo será retirado em um estado e devolvido em outro, a milhares de quilômetros de distância. “Escolhemos justamente pela aventura. Financeiramente é praticamente o mesmo valor, porque a gente vai alugar o motorhome num estado e devolver em outro bem distante. Então, foi mais pela experiência mesmo de vivenciar a Copa do Mundo de uma maneira diferente”, afirmou.
Planejamento de longo prazo
A preparação para a viagem começou muito antes da bola rolar. Segundo o grupo, o planejamento financeiro para cada Copa do Mundo tem início logo após o encerramento da edição anterior. Além da reserva de recursos, os amigos passaram os últimos meses pesquisando trajetos, alugando o motorhome, comprando passagens e definindo toda a logística necessária para acompanhar a seleção brasileira.
A programação prevê presença na abertura da Copa do Mundo, no México. Depois disso, o grupo seguirá para os Estados Unidos, onde pretende acompanhar exclusivamente os jogos da seleção brasileira. São pelo menos quatro dias de viagem entrando nos Estados Unidos e indo para Nova Jersey, Filadélfia e Miami, onde a seleção brasileira vai disputar suas partidas pela fase de grupos.
Foco no hexa
A comitiva pretende acompanhar a seleção pelas cidades em que o Brasil atuar durante o torneio. A expectativa é viver a atmosfera da Copa de uma forma diferente, combinando futebol, turismo e aventura pelas estradas americanas. Segundo Olímpio, o foco da viagem está totalmente voltado para a seleção brasileira. “Depois disso somente o jogo do Brasil. A gente vai seguir as cidades-sede que o Brasil vai jogar. O foco é 100% a seleção”, disse.
Para os integrantes da comitiva, a viagem vai muito além dos jogos. A expectativa é conhecer novas cidades, viver a atmosfera da Copa de perto e acompanhar a trajetória da seleção brasileira ao longo do torneio. O grupo também demonstra confiança na campanha brasileira e sonha em acompanhar a equipe até a decisão do Mundial. Caso a seleção conquiste o hexacampeonato, a aventura ganhará um capítulo ainda mais especial. Mas, para os amigos, a oportunidade de percorrer os Estados Unidos acompanhando o Brasil já é uma história que ficará marcada para sempre.



