Um filhote de lobo-marinho foi resgatado na manhã desta quarta-feira (24) na faixa de areia da Praia do Tombo, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O salvamento foi realizado durante patrulhamento de rotina das equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal, que pesa aproximadamente 16 kg, foi levado ao Instituto Gremar para exames e cuidados veterinários.
Resgate e primeiros cuidados
De acordo com informações iniciais do Instituto Gremar, o lobo-marinho apresenta bom estado de saúde. Ele havia sido avistado na madrugada e foi resgatado por volta das 9h30. A área foi isolada pelas equipes para garantir a segurança durante a operação. Um morador do Jardim Las Palmas, mesma região onde o animal foi recolhido, registrou o momento em vídeo e afirmou que foi a primeira vez que presenciou uma situação desse tipo. Nas imagens, é possível ver o lobo-marinho correndo antes de ser capturado pelos agentes.
Processo de reabilitação
O filhote está em processo de estabilização em ambiente com temperatura controlada e recebe todos os cuidados necessários, segundo a equipe do Instituto Gremar. O trabalho busca reabilitar o animal para, posteriormente, reinseri-lo em seu habitat natural. O PMP-BS é uma iniciativa que monitora as praias da região em busca de animais marinhos debilitados ou encalhados.



