Univás leva saúde gratuita a Santa Rita do Sapucaí em evento de extensão
Univás oferece saúde gratuita em Santa Rita do Sapucaí

No último sábado, 20 de junho, das 8h às 12h, a Praça Central de Santa Rita do Sapucaí foi palco do evento Conexão Saúde, promovido pela Univás em parceria com o Colégio João Paulo II. A ação gratuita ofereceu serviços de saúde, cultura e lazer para toda a comunidade, reunindo estudantes, professores e profissionais de diversas áreas.

Presença de autoridades e parcerias

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) marcou presença ao lado do deputado federal Rafael Simões, do deputado estadual Dr. Paulo, da superintendente Regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Ferreira, e da secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí, Sílvia Regina Pereira. Rafael Simões destacou a importância da extensão universitária: “Hoje é um dia extremamente especial para todos nós, pois sabemos que a educação se faz por meio do ensino, pesquisa e extensão. Extensão é sair de dentro da sala de aula para conhecer os problemas e anseios da comunidade e mostrar soluções. Parabenizo a todos por essa atividade que dá a oportunidade para as pessoas de cuidar do corpo e da mente, além de vivenciar um espaço de troca e valorização da saúde”.

Serviços oferecidos à população

Segundo a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Sílvia Mara Tasso, o objetivo foi fortalecer vínculos e compartilhar conhecimento. “Estamos aqui em Santa Rita para oferecer atendimentos gratuitos como aferição de pressão e glicemia, avaliação nutricional, aplicação de vacinas, atividades em grupo e muito mais. Essa atividade comunitária de extensão coloca os cursos da universidade trabalhando em prol da saúde da comunidade”, afirmou. O diretor do Colégio João Paulo II, Wesley Oppenheimer de Carvalho, ressaltou a participação dos alunos na aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Atendimentos especializados

O evento contou com triagem de lesões de pele para pacientes previamente agendados pela secretaria municipal de saúde, realizada por alunos e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem (Ligas Acadêmicas LADERMA e LAEDE). Também foram oferecidos atendimentos em quiropraxia com o curso de Fisioterapia, avaliação de pés de pacientes diabéticos com Enfermagem, avaliação nutricional com Nutrição, orientação sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos com Farmácia, orientações sobre doação de órgãos com Medicina (Projeto de Extensão) e atividade física com Educação Física. A cobertura audiovisual ficou a cargo dos alunos de Publicidade e Propaganda.

Impacto na comunidade

A secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira, agradeceu a presença das mantidas da FUVS. “O Conexão Saúde da Univás aproxima ainda mais os serviços de saúde da população, promovendo ações que incentivam a prevenção e a qualidade de vida. Nossas equipes trabalharam em parceria para promover o cuidado com a saúde nesse dia especial”, disse. A cada edição, o evento proporciona interação entre acadêmicos e comunidade, reafirmando o compromisso da universidade com a extensão e o bem-estar social.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar