Estudantes mantêm ocupação da reitoria da USP e cobram melhorias na permanência estudantil
Estudantes mantêm ocupação da reitoria da USP e cobram melhorias na permanência estudantil

Estudantes de diversos cursos da Universidade de São Paulo (USP) mantêm, nesta sexta-feira (8), a ocupação do prédio da reitoria no campus Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. O grupo invadiu o espaço na tarde de quinta-feira (7), durante um protesto ligado à greve das universidades estaduais paulistas.

Os alunos passaram a noite em barracas do lado de fora do prédio e também dormiram em colchões do lado de dentro. À TV Globo, os discentes afirmaram que a universidade cortou a energia e a água da reitoria na manhã desta sexta, informação confirmada pelo g1.

Ao menos três policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) estão dentro do prédio, com escudos, parados em um dos acessos. Duas viaturas da Polícia Militar fazem ronda nas proximidades.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O ato cobra a retomada das negociações com o reitor Aluísio Segurado. Os estudantes exigem melhoria nas políticas de permanência estudantil, como aumento de bolsas, reforma das moradias universitárias e manutenção da estrutura física dos campi.

Imagens gravadas no local mostram manifestantes pulando o portão e derrubando portas de vidro. Cerca de 400 estudantes participaram da manifestação. Não houve confronto com a polícia.

A greve reúne estudantes da USP, Unicamp e Unesp. No Conjunto Residencial da USP (Crusp), alunos relatam problemas estruturais graves, como mofo, infiltrações e vazamento de gás.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar