Governo do DF decreta ponto facultativo na segunda por jogo do Brasil
DF decreta ponto facultativo na segunda por jogo do Brasil

O governo do Distrito Federal anunciou que a segunda-feira (29) será ponto facultativo nas repartições públicas por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo. A informação foi confirmada pela governadora Celina Leão em uma rede social.

Mudança de horário e motivação

Anteriormente, o GDF já havia anunciado que o expediente terminaria três horas antes do início das partidas no mundial. A nova decisão foi motivada pelo nó no trânsito registrado antes e durante o confronto da Seleção Brasileira desta quarta-feira (24).

"No último jogo do Brasil, recebi relatos de trabalhadores que passaram horas no trânsito e tiveram dificuldades para chegar em casa a tempo de acompanhar a partida com suas famílias", afirmou a chefe do Executivo local.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Impacto no trânsito e transporte público

O nó no trânsito foi registrado pelas câmeras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por exemplo, na EPTG, EPNB, EPIA, no Pistão Norte – em Taguatinga – e na entrada de Águas Claras. Quem depende de ônibus e do metrô reclamou da superlotação e longas esperas.

"Foi informado que haveria reforço no transporte público, mas, na prática, isso não aconteceu de forma suficiente", disse uma usuária.

De acordo com o GDF, ônibus circulariam com viagens extras em dias de jogo da Seleção Brasileira.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar