Em uma sala equipada com painéis digitais e indicadores em tempo real, especialistas monitoram dados de diferentes pontos da rede elétrica de Mato Grosso. O objetivo é detectar variações que possam sinalizar problemas técnicos ou algo mais grave: o furto de energia. É nesse ambiente que opera o novo Centro de Operações de Perdas da Energisa, criado para tornar o combate às fraudes mais ágil e eficiente por meio de tecnologia e análise de dados.
Como funciona o monitoramento
A equipe cruza históricos de consumo, alertas operacionais, informações de campo e denúncias anônimas para identificar padrões suspeitos. Quando um comportamento atípico é detectado, o caso passa por avaliação técnica antes de ser encaminhado para inspeção presencial. “O Centro de Operações de Perdas faz parte do processo de modernização porque utiliza tecnologia e análise de dados para tornar o combate às perdas de energia mais eficiente”, explica a supervisora Letícia Romanini Santos.
Irregularidades comuns e riscos
Entre as irregularidades mais comuns estão ligações clandestinas, adulteração de medidores e intervenções no sistema de medição. Além de crime previsto no Código Penal, essas práticas representam riscos graves, como choques elétricos, incêndios e sobrecarga na rede. A pena pode chegar a cinco anos de prisão.
Resultados obtidos
Segundo o gerente de combate a perdas da Energisa MT, Luciano Lima, o centro trouxe mais precisão na identificação das perdas e melhor direcionamento das equipes de campo. “O centro trouxe mais agilidade e precisão na identificação de perdas e irregularidades, permitindo direcionar melhor as equipes e aumentar a eficiência das inspeções”, afirmou Lima.
As ações de combate resultaram na recuperação de R$ 57 milhões em Mato Grosso, referentes à regularização de 57 GWh consumidos de forma irregular, incluindo cerca de R$ 12 milhões em impostos. Em conjunto com as forças de segurança, a concessionária realiza ações semanais de combate ao furto de energia em todo o estado.
Operação Energia Limpa
A Operação Energia Limpa tem como objetivo principal identificar e coibir ligações clandestinas e fraudes no consumo de energia elétrica. Em 2025, foram realizadas mais de 200 operações em diferentes regiões. Ao todo, foram 124 pessoas detidas pelo crime. No ano anterior (2024), foram 58 prisões ao longo de todo o ano, ou seja, houve um aumento de 113% nas prisões. Em 2026, já são mais de 80 prisões por furto de energia em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Primavera do Leste e Rondonópolis.
Como denunciar
As denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura pelos telefones 190, 181 ou 0800 6464191.



