Propag permite recomposição salarial a servidores do Rio, diz secretário
Propag permite recomposição salarial a servidores do Rio

O secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, Guilherme Mercês, afirmou que a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) permitirá a recomposição salarial dos servidores públicos. A declaração foi feita após a assinatura do termo de adesão pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Ricardo Couto.

Economia bilionária com o Propag

Com a adesão, as parcelas mensais da dívida do estado caíram de R$ 436 milhões para R$ 119 milhões, gerando uma economia de R$ 6,2 bilhões neste ano. A projeção é que, até 2027, a economia acumulada atinja R$ 12,3 bilhões. Segundo Mercês, o desafio do governo é 'equilibrar prioridades' entre a recomposição salarial e os investimentos em infraestrutura.

Compromissos fiscais e cortes

Para viabilizar o acordo, o governo estadual se comprometeu a reduzir despesas, como cortar cargos comissionados. O secretário destacou que a economia gerada pelo Propag será direcionada tanto para a valorização dos servidores quanto para obras e serviços essenciais. 'Estamos garantindo o equilíbrio fiscal sem abrir mão de atender as necessidades da população', afirmou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

A adesão ao Propag representa uma das maiores reestruturações financeiras do estado nos últimos anos, permitindo maior fôlego orçamentário em meio à crise fiscal que afeta diversas unidades da federação.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar