O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira, 22, que o governo federal não criará entraves para que o governador interino do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto, demonstre ser possível ter um “exemplo de boa governança”. A afirmação ocorreu durante a cerimônia de adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Fala de Lula sobre governança e oportunidade
“Não haverá, da parte do governo federal, nenhuma objeção para que o senhor tenha a oportunidade de dar a esse Estado o exemplo de que é possível ter uma boa governança, em que o dinheiro seja canalizado para melhorar a vida desse povo sofrido”, declarou o presidente. Lula também parabenizou Ricardo Couto pela adesão ao Propag e disse que ele tem a “chance” de reestruturar o Rio de Janeiro. “Que você possa se transformar no governador que fez as correções necessárias para que o Rio de Janeiro dê certo”, afirmou.
Detalhes do Propag e benefícios ao RJ
O Propag oferece condições mais vantajosas para o pagamento da dívida dos estados com a União. Por meio dele, os governos podem ampliar o prazo de quitação dos débitos e reduzir encargos financeiros. Em contrapartida, os estados precisam investir em áreas estratégicas para ter acesso aos benefícios fiscais. Com a adesão ao programa, o Rio de Janeiro — que paga atualmente cerca de R$ 490 milhões mensais à União — terá uma redução significativa nas prestações. O valor cai para R$ 113 milhões por mês, com aumento gradual ao longo de cinco anos.
Impacto e contexto político
No discurso, Lula afirmou que o Propag é uma forma de beneficiar tanto a União quanto os estados mais endividados. Segundo ele, a medida permite que as unidades federativas paguem seus débitos sem estarem em uma “forca”. A cerimônia marcou um gesto de apoio do governo federal ao governo interino do Rio, que enfrenta desafios fiscais e de gestão.



