Jornalista japonesa torce pelo Brasil após 28 anos cobrindo Seleção
Japonesa torce pelo Brasil após 28 anos com a Seleção

Kiyomi Nakamura, jornalista japonesa que cobre a Seleção Brasileira há 28 anos, desde a Copa do Mundo de 1998, declarou que vai torcer pelo Brasil no confronto direto entre as duas seleções nas oitavas de final da Copa do Mundo. A jornalista, que acompanhou todos os Mundiais desde então, afirma que, apesar da emoção ao ouvir o hino japonês, sua torcida será toda verde e amarela.

Trajetória de 28 anos cobrindo o Brasil

Kiyomi começou a cobrir a seleção brasileira na Copa de 1998 e, desde então, não perdeu um Mundial. Ela já esteve presente em todas as edições, acompanhando o time de perto. Em 2018, na Rússia, o Japão vencia a Bélgica, mas sofreu uma virada nos minutos finais. Os belgas avançaram e eliminaram o Brasil nas quartas de final. Em 2022, no Catar, o Japão caiu nos pênaltis para a Croácia nas oitavas, mesma fase em que a Croácia eliminou o Brasil. Agora, pela primeira vez, Brasil e Japão se enfrentam em um mata-mata de Copa.

Torcida declarada pelo Brasil

“Vou torcer para o Brasil. [...] Na hora do hino talvez fique um pouco emocionada, mas, na hora de torcer, futebol, time, jogadores... tudo para o Brasil”, afirmou Kiyomi. Ela reconhece que o Japão pode complicar, mas mantém a confiança: “Esta Copa tenha maior possibilidade de fazer o Brasil sofrer. Mas, no final, ganha o Brasil.”

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Colegas japoneses divididos

Entre os demais jornalistas japoneses que cobrem a Seleção Brasileira, as opiniões são variadas. Um aposta em 2 a 1 para o Japão, outro prevê 4 a 0 para o Brasil, e há quem acredite em empate e decisão nos pênaltis. Kiyomi, porém, segue firme em sua torcida pelo Brasil.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar