O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou neste domingo (28) que o Estreito de Ormuz será reaberto à sua capacidade total de operação pré-crise dentro de 30 dias, sob a gestão do país persa, após a remoção de todos os obstáculos. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Bagdá, no Iraque, e repercutida pela agência de notícias Tasnim.
Alerta contra interferência externa
Araqchi advertiu que qualquer interferência externa nos arranjos marítimos "apenas complicaria" a situação e atrasaria o processo de reabertura do estreito. O ministro enfatizou que a região de Ormuz permanece sob controle total do Irã, conforme reportado pela Al Jazeera.
Visita ao Iraque em contexto sensível
O chanceler descreveu sua visita ao Iraque como ocorrida em um "contexto especial e sensível", sendo sua primeira viagem após a guerra dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã. Ele expressou gratidão pela condenação iraquiana aos ataques e pelo forte apoio demonstrado pelo governo e pelo povo do Iraque.
Objetivos da visita
Segundo a Tasnim, a visita teve três objetivos principais: agradecer ao Iraque por seu apoio, parabenizar o novo governo iraquiano e coordenar os arranjos para as cerimônias fúnebres do falecido Líder da Revolução Islâmica, Aiatolá Seyed Ali Khamenei, nas cidades sagradas de Najaf, Karbala, Samarra e Kadhimiya. Araqchi observou que muitos grupos iraquianos expressaram vontade de participar.
Contexto de escalada militar
No sábado (27), o presidente americano Donald Trump anunciou a retomada de ataques no Oriente Médio e ameaçou a "existência" do Irã. Em resposta, a Guarda Revolucionária do Irã confirmou ter atacado alvos dos Estados Unidos no Kuwait e Bahrein, afirmando que defenderá sua soberania após os novos ataques americanos. Um acordo de paz provisório de 14 pontos, que visava interromper os combates iniciados por EUA e Israel em 28 de fevereiro e reabrir o estreito, está em andamento enquanto negociações sobre o programa nuclear iraniano prosseguem.
Coordenação com o Iraque
Araqchi também informou ter comunicado a seu homólogo iraquiano sobre os resultados mais recentes da guerra imposta ao Irã e sobre os desdobramentos relacionados ao memorando de entendimento assinado entre o Irã e os EUA. "Informei meu homólogo sobre os resultados mais recentes da guerra imposta ao Irã e também sobre os desdobramentos relacionados ao memorando de entendimento assinado entre o Irã e os EUA", disse o ministro, segundo a Tasnim.



