O Uruguai foi eliminado da Copa do Mundo 2026 após perder para a Espanha por 1 a 0 no Estádio Akron, em Zapopan, nesta sexta-feira. A seleção celeste, em crise, viu o goleiro Fernando Muslera falhar em um chute defensável de Baena, que garantiu a vitória espanhola. Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai, substituiu Muslera e Fede Valverde, mas não evitou a derrota. A Espanha avança na liderança do Grupo H, enquanto o Uruguai retorna a Montevidéu com apenas dois pontos. Cabo Verde também se classificou na vice-liderança e enfrentará a Argentina na próxima fase.
Muslera falha novamente e entrega gol à Espanha
A partida em terras mexicanas tinha um claro favorito. A seleção espanhola chegou à Copa apontada como uma das principais candidatas ao troféu. O tropeço na estreia não teria peso para apagar um ciclo que promete nova consagração. No entanto, até aqui, não exibiu sua potência e deixa a desejar. Do outro lado, havia uma seleção em crise, com um 'loco' desgastado por uma sequência de entreveros com atletas ao longo de três anos. O técnico Marcelo Bielsa se declara uma pessoa tóxica. “Se relacionar comigo piora quem está comigo”, afirmou em 2025. Mas há quem já não inspirasse confiança muito antes da chegada do treinador, acumulando na bagagem falhas que transformaram a caminhada celeste nesta Copa em um drama quase insustentável.
Bielsa substitui Muslera e Valverde, mas não evita derrota
Uma vitória contra a Espanha se mostrava acessível até que o goleiro Fernando Muslera cometeu mais um erro crasso. O arqueiro de 40 anos aceitou um chute defensável de Baena, que colocou os espanhóis em vantagem aos 42 minutos do primeiro tempo e fez desmoronar os planos do Uruguai. O novo frango foi a gota d’água para a sequência de Muslera. Bielsa agiu no intervalo e promoveu a alteração: o goleiro do Internacional, Rochet, assumiu a meta celeste no segundo tempo. Muslera sequer voltou ao banco de reservas para acompanhar o restante da partida. Bielsa foi se desfazendo de referências da seleção uruguaia. O craque do time, Fede Valverde, não fazia um bom jogo, mas era sinônimo de esperança de gol e boas jogadas. Mas isso não foi suficiente para o treinador. O jogador do Real Madrid foi substituído por Viñas com pouco mais de 10 minutos do segundo tempo, e vaias ecoaram pelo estádio.
Jogo tecnicamente fraco e expulsão de Cannobio
A partida continuou com chances para os dois lados. O desespero do Uruguai e a falta de ambição espanhola deram o tom de um jogo ruim tecnicamente. A seleção celeste tinha pressa e nem um pingo de capricho, enquanto a Fúria aguardou pacientemente por um tiro fatal, que não veio até o apito de encerramento. Houve tempo para expulsão do atacante Cannobio, do Fluminense, e reclamações uruguaias por um possível pênalti não assinalado pela arbitragem. O resultado manda os uruguaios de volta a Montevidéu, com somente dois pontos somados. Já os espanhóis, que fizeram sete, aguardam Áustria ou Argélia na segunda fase. A atual campeã europeia entra em campo apenas na próxima quinta-feira, às 16h (de Brasília), no SoFi Stadium, em Inglewood.
Cabo Verde se classifica e enfrentará a Argentina
Cabo Verde conseguiu a classificação na vice-liderança do Grupo H, com três pontos, fruto de três empates. Os cabo-verdianos vão enfrentar a Argentina na segunda fase. O público presente no Estádio Akron foi de 45.065 torcedores, com arbitragem de Ismail Elfath (EUA).



