Calema abre Rock in Rio Brasil após lotar Lisboa com 100 mil pessoas
Calema abre Rock in Rio Brasil após lotar Lisboa

O duo português Calema, formado pelos irmãos Fradique Mendes Ferreira, de 39 anos, e António Mendes Ferreira, de 34, vive um momento de ascensão internacional. Neste domingo (20), eles foram a primeira atração do Palco Mundo no Rock in Rio Lisboa e realizaram um show para um Parque Tejo completamente lotado, com cerca de 100 mil pessoas presentes. A apresentação marcou a abertura do festival na capital portuguesa e serviu como prévia para a estreia do duo no Rock in Rio Brasil, em setembro, quando abrirão o Palco Sunset no dia 6.

Estreia no Rock in Rio Brasil

Para o Calema, a experiência em Lisboa reforçou a expectativa positiva para a versão brasileira do evento. "O público brasileiro, pela experiência que nós temos desde pequeninos, nos DVDs que nós assistimos, é um público que tem uma energia também muito boa", afirmou Fradique em entrevista ao g1. "Acho que vai ser uma coisa parecida com aqui. Como nós nunca fizemos um show no Brasil, eu acho que vai ter também um público que gosta de música, de dança, enfim. Então, estamos ansiosos para que esse momento aconteça", completou.

Parcerias com artistas brasileiros

O repertório do show em Lisboa incluiu a faixa "Leva Tudo", parceria do Calema com o cantor brasileiro Dilsinho, lançada em 2025. O duo já tem outra colaboração luso-brasileira gravada: "Estivemos recentemente com a Lauana Prado, gravamos uma música com ela. Ela é uma artista incrível", revelou António. Além disso, eles planejam uma parceria com Pedro Sampaio. "E o objetivo é esse: fazermos mais colaborações com artistas brasileiros, artistas da lusofonia, fazermos com que a música cantada em português chegue a todo lado", destacou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Trajetória e mensagem aos brasileiros

Antes do sucesso em Portugal, o Calema participou da versão francesa do 'The Voice', mas não passou da fase de audição às cegas. Atualmente, integram o time de mentores do The Voice Portugal. Para quem deseja conhecer o som do duo, os irmãos indicam a música "Te amo" como uma boa porta de entrada. E deixaram uma mensagem aos brasileiros: "Nós conhecemos o Brasil muito antes de estar no Brasil. Então, nós vivíamos o Brasil antes mesmo de provar qualquer comida lá no Brasil. Fomos lá no ano passado pela primeira vez e desde lá nunca mais paramos de ir. Então, nos deem só esse tempinho para ouvir um pouco da nossa história. Vai ser um dia histórico", afirmou Fradique. "Estamos ansiosos para poder cantar para os brasileiros, partilharmos a nossa história e nossa música", completou António.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar