Três atletas de Guararapes são convocados para a seleção brasileira de beisebol
Três jovens de Guararapes vão representar o Brasil no beisebol

Três atletas de Guararapes, no interior de São Paulo, foram convocados para a seleção brasileira de beisebol e vão representar o país em competições internacionais. Enquanto o futebol domina o país durante a Copa do Mundo, em Guararapes o esporte que move crianças e adolescentes tem taco, luva e quatro bases. A tradição do beisebol na cidade, influenciada pela comunidade japonesa, proporcionou a convocação de Danilo Muricune Teixeira, de 11 anos, Luiza Martinez Trigilio, de 11, e Miguel Arthur, de 12 anos.

Convocados para representar o Brasil

Os três atletas treinam no Estádio Municipal de Baseball "Milton Motomatsu", um dos principais centros da modalidade na região noroeste paulista. Danilo embarca nesta semana para o Japão, onde defenderá a seleção brasileira. Receptor da equipe, ele utiliza equipamentos específicos de proteção, como máscara, peiteira e caneleiras, e sonha em aproveitar a experiência dentro e fora do campo. "Vou dar o máximo e jogar bem lá. Quero fazer novas amizades e ver o que vai acontecer no Japão", diz o atleta mirim.

Luiza Martinez Trigilio foi convocada para defender o Brasil após seis anos praticando a modalidade. Ela começou no esporte por incentivo do irmão mais velho. A atleta afirma que encarou a seletiva com tranquilidade. "Meu irmão me puxou para cá e eu comecei a gostar. Agora, estou indo representar o Brasil", conta a atleta mirim.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Miguel Arthur também conquistou uma vaga na seleção brasileira e disputará o Campeonato Pan-Americano Sub-12, na República Dominicana. O jovem conta que demorou cerca de quatro meses para entender as regras do beisebol, mas, três anos depois, já integra a equipe nacional. As rebatidas do atleta mirim chegam a atingir 130 quilômetros por hora, conforme o treinador. Para conseguir o desempenho, a receita é simples: treino constante. "Treino quase todos os dias, cerca de três horas", afirma Miguel.

Tradição japonesa e formação além do esporte

O beisebol chegou a Guararapes por influência da comunidade japonesa e, até hoje, o esporte mantém forte ligação com valores da cultura nipo-brasileira. A convocação dos três atletas reforça a tradição de Guararapes como um dos principais polos de formação do beisebol paulista e brasileiro. Segundo o treinador Maurício Hamamoto, o objetivo vai além das vitórias e das competições. "O beisebol é um instrumento. O principal é a cultura, a educação, a disciplina e a garra que a gente tenta passar para as novas gerações", afirma o responsável pelo projeto.

O Estádio Municipal de Baseball "Milton Motomatsu" é um dos principais centros da modalidade na região noroeste paulista, e os jovens atletas treinam diariamente para alcançar o alto rendimento. A cidade de Guararapes se destaca como berço de talentos no beisebol nacional, formando atletas que levam o nome do município para competições internacionais.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar