Bebês em UTI neonatal fazem ensaio fotográfico com tema da Copa
Bebês em UTI neonatal fazem ensaio da Copa em BH

Ensaio fotográfico temático da Copa do Mundo em UTI neonatal

Profissionais do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Neonatal de um hospital particular no bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste de Belo Horizonte, transformaram a rotina da unidade com uma ação inspirada na Copa do Mundo. O espaço foi decorado com o tema do torneio e os bebês internados participaram de um ensaio fotográfico especial.

A iniciativa partiu da equipe de enfermagem e contou com a participação da fisioterapeuta neonatal Fernanda Carrusca, que também atua como fotógrafa newborn. Acostumada a registrar os primeiros dias de vida dos recém-nascidos, ela foi responsável pelas fotos dos pequenos caracterizados com adereços relacionados ao futebol.

Segurança e bem-estar dos bebês são prioridade

Segundo Fernanda, ações semelhantes já são realizadas pela equipe em datas comemorativas, como o Natal. Neste ano, a Copa do Mundo serviu de inspiração para criar um momento diferente para os bebês e suas famílias. "A gente sempre faz essa ação no Natal. Agora, como teve a Copa do Mundo, a gente resolveu fazer algo especial e virou esse evento todo", disse Fernanda.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Os ensaios são feitos dentro dos próprios berços aquecidos e seguem protocolos rígidos de segurança. "A gente espera a criança estar confortável, com a temperatura adequada e sem nenhuma intercorrência. O mais importante é o bem-estar dela, não apenas o ensaio", explicou Taniele, profissional da equipe.

Participação de gêmeos prematuros emociona

Entre os participantes está Mariana, de apenas 12 dias de vida. Ela nasceu prematura, com 33 semanas de gestação, ao lado do irmão gêmeo Miguel. Os dois permanecem internados na unidade neonatal. Miguel, no entanto, não participou do ensaio porque havia deixado o suporte ventilatório poucas horas antes e precisava de cuidados especiais.

"Sai um pouco daquele clima pesado que a gente vive aqui no CTI. Traz uma leveza para a gente nesse momento", explicou Késia Souza, mãe dos gêmeos. Já o policial militar Adair Martins afirmou que cada dia vivido pelos filhos representa uma vitória. Para ele, o ensaio fotográfico funciona como uma celebração da vida e da recuperação dos recém-nascidos enquanto aguardam a alta médica. "Esse ensaio que eles estão fazendo é como se fosse uma comemoração, uma celebração da vida. Cada dia aqui é uma pequena vitória", disse Adair.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar