A 4ª edição do Prêmio Orgulhe-se, evento dedicado à valorização da diversidade e ao fortalecimento da cultura LGBTQIAPN+, ocorreu no sábado (27), no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda (RJ). Com o tema "Brasilidades - A força da nossa cor, orgulho da nossa gente!", a edição de 2026 celebrou a pluralidade e a resistência cultural do país.
Reconhecimento de trajetórias inclusivas
Segundo a organização do evento, o objetivo é reconhecer as trajetórias de artistas, profissionais, empreendedores e lideranças que contribuem para a construção de espaços mais inclusivos no Sul Fluminense. Criada em 2023, a iniciativa busca preencher a ausência de espaços institucionais dedicados ao reconhecimento da comunidade no interior do estado.
Espetáculo e homenagens
Além das homenagens, a premiação se diferencia por apresentar um espetáculo com conceito criativo próprio, englobando performances, cenografia, audiovisual e figurino. A gerente de jornalismo da TV Rio Sul, Ana Paula Garcia, foi uma das homenageadas da noite, recebendo o "Selo Orgulhe-se" em reconhecimento ao apoio constante às causas da comunidade LGBTQIAPN+.
Impacto na economia criativa
Ainda de acordo com os organizadores, o evento também exerce um papel importante no fortalecimento da economia criativa da região, mobilizando anualmente profissionais de diversas áreas, como produção cultural, fotografia, comunicação, moda e serviços técnicos.



