Vereadora sacou R$ 500 mil para comprar casa, diz defesa; PF investiga lavagem
Vereadora sacou R$ 500 mil para comprar casa, diz defesa

A vereadora Nalvinha Melo (PDT), flagrada com um saque de R$ 500 mil em uma agência bancária em Piripiri (PI), pretendia usar o dinheiro para comprar uma casa, segundo a advogada de defesa, Carolina Calvacante. A parlamentar foi presa na quarta-feira (24) e solta após pagar fiança de R$ 20 mil nesta quinta-feira (25). A Justiça concedeu liberdade provisória e impôs medidas cautelares.

Medidas cautelares impostas pela Justiça

Ao g1, a advogada detalhou que a vereadora deve comparecer bimestralmente ao juízo e está proibida de se ausentar do domicílio e de manter contato com pessoas determinadas. Além disso, Nalvinha Melo deve afastar-se da administração de uma empresa de material de construção, em que é sócia do marido.

Investigação da Polícia Federal

De acordo com a Polícia Federal (PF), estão sendo apuradas movimentações financeiras atípicas, supostamente incompatíveis com a capacidade econômica declarada por Nalvinha. A parlamentar também é suspeita de manter vínculos com empresas que recebem recursos públicos. "A ação foi motivada por informações que apontavam movimentações financeiras suspeitas, bem como por indícios de que as operações realizadas por empresas a ela vinculadas estariam relacionadas a contratos celebrados com a Administração Pública", informou a PF.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Defesa alega licitude dos valores

Ao g1, Carolina Calvacante afirmou que "a defesa demonstrará judicialmente a origem lícita dos valores, bem como a licitude de sua destinação". Além de R$ 500 mil em dinheiro, comprovantes bancários e um celular foram apreendidos. A PF investiga também o envolvimento de outras pessoas físicas e jurídicas no suposto crime.

Posse recente na Câmara Municipal

Nalvinha Melo tomou posse como vereadora na Câmara Municipal de Piripiri no dia 15 de agosto de 2025. Ela ocupou a vaga deixada por Chintia Resende (PDT), atual secretária de governo do município.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar