Um homem de 55 anos, natural de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi preso na Espanha nesta terça-feira (23), após permanecer foragido desde 2023. A captura foi realizada por autoridades espanholas em cooperação com a Polícia Federal e a Interpol, e a informação foi divulgada nesta quinta-feira (25). O nome do detido não foi revelado.
Pena remanescente e crimes cometidos
Segundo a Polícia Federal, o homem possui uma pena remanescente de três anos, nove meses e 16 dias de reclusão a cumprir no Brasil. Ele foi condenado pelos crimes de sonegação de impostos, crimes contra o consumidor, posse ilegal de arma de fogo, agressão e violência doméstica contra a mulher.
Atuação da Interpol e cooperação internacional
A prisão foi viabilizada após a inclusão do nome do catarinense na Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo de alerta máximo que mobiliza polícias de todo o mundo para localizar e prender indivíduos com mandados de prisão em aberto. O compartilhamento de informações com as autoridades espanholas teve início em 18 de maio deste ano, cerca de um mês antes da captura.
Próximos passos legais
A Polícia Federal informou que o homem permanecerá detido na Espanha enquanto aguarda a conclusão dos trâmites legais e burocráticos necessários. Assim que o processo for finalizado, ele será entregue à Polícia Federal e extraditado para o Brasil, onde deverá cumprir o restante da pena em regime fechado.



