Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi agredida fisicamente durante um atendimento na manhã de quarta-feira (24), no Bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. A informação foi confirmada pela Polícia Militar e pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde).
Motivo da agressão
De acordo com informações da TV Verdes Mares, uma equipe do Samu foi acionada para atender uma ocorrência no bairro. Após avaliação técnica, os socorristas concluíram que não havia necessidade de remover o paciente em ambulância. O homem, no entanto, queria ser transportado e não concordou com a decisão. Após o desentendimento, ele teria rasgado os documentos de atendimento e agredido fisicamente a técnica de enfermagem, tentando puxá-la para fora da ambulância.
Lesões e procedimentos
A profissional sofreu lesões leves, com vermelhidão no braço e pequenos machucados na mão. A Polícia Militar foi chamada e conduziu o suspeito e os envolvidos ao 30º Distrito Policial. A técnica registrou boletim de ocorrência e realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Na delegacia, foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por lesão corporal. O homem assinou o termo e deverá comparecer à Justiça quando convocado. O nome do suspeito não foi divulgado, e a Secretaria da Segurança Pública divulgou imagens dele detido com o rosto desfocado.
Reação do sindicato
Em nota, o Sindsaúde repudiou a agressão e afirmou que casos de violência contra trabalhadores da saúde têm se tornado frequentes em todo o país. A entidade destacou a preocupação com a violência sofrida por mulheres durante o exercício da profissão e defendeu que episódios como esse não sejam tratados como algo normal. O sindicato cobrou dos órgãos competentes medidas para garantir a segurança dos profissionais do Samu e dos demais serviços de urgência e emergência.



