Campinas (SP) registrou um aumento significativo nas denúncias de maus-tratos a animais feitas por meio do telefone 156. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) revelam que 2025 teve a maior quantidade de registros dos últimos cinco anos, com 2.776 denúncias, uma alta de 10,8% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 2.504 reclamações. Além disso, até maio de 2026, já haviam sido abertas 1.104 solicitações relacionadas a maus-tratos aos animais no canal de atendimento.
Aumento da conscientização
Em nota, a Prefeitura de Campinas avaliou que o aumento das denúncias reflete uma maior conscientização da população sobre a proteção animal, além da ampliação do acesso aos canais de atendimento, incluindo o WhatsApp. A fiscalização conta com a colaboração de diferentes órgãos, e o município acompanha os casos para verificar a adequação das condições de guarda dos animais e prevenir a reincidência das infrações. Também são realizadas ações de educação ambiental e conscientização sobre bem-estar animal.
Relato de moradora
Uma moradora que preferiu não se identificar contou à EPTV, emissora afiliada da TV Globo, que alimenta diariamente dezenas de gatos abandonados em uma casa em Campinas. Segundo ela, os animais vivem em meio à sujeira, sem água e doentes. Alguns felinos já foram encontrados mortos na varanda do imóvel. A vizinhança afirmou que a situação foi denunciada à Prefeitura mais de cinco vezes. "O dono não alimenta os gatos, não castra. Eles estão doentes, com gripe felina. Ficam expostos à rua, são atropelados, envenenados. É uma sequência de nascer e morrer nessa situação há anos", lamentou.
Orientações da Guarda Municipal
A comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, explicou que a corporação deve ser acionada imediatamente caso o morador presencie o crime acontecendo. Segundo a comandante, se o flagrante de maus-tratos for confirmado pelos guardas, o tutor do animal é levado à delegacia para registro do boletim de ocorrência. A partir desse momento, a Polícia Civil pode assumir a investigação do crime.
Definição de maus-tratos
A advogada Angélica Soares, especialista em direitos dos animais, explicou que o crime vai muito além das agressões físicas. "Maus-tratos é todo ato de crueldade, violência, negligência. Não alimentar, não levar ao veterinário, não deixar beber água são maus-tratos por omissão", afirmou. De acordo com a especialista, além das punições administrativas, o responsável pode responder criminalmente. As multas variam de R$ 9 mil a R$ 50 mil, dependendo da gravidade do caso.
Caso de abandono
Em abril deste ano, uma advogada foi presa por maus-tratos após abandonar um cachorro em uma rua do bairro Chácara da Barra. Ela foi liberada no dia seguinte. Imagens registradas por policiais civis mostram o momento em que o cão é deixado ao lado do carro, sem guia, e passa a andar sozinho pela via. Desde o resgate, Calvin, de 11 anos, está sob os cuidados da ONG Operação Resgate. "É uma judiação, porque nada justifica um abandono. Tantos anos com a família e quando não dá mais certo, você coloca na rua? Isso é um absurdo. Isso é maltrato", lamentou Marjorie Rodrigues, presidente da ONG.
Serviço da ONG
Marjorie ainda disse ao g1 que diversos animais são resgatados pela entidade em situação de abandono ou maus-tratos, e vários deles estão disponíveis para adoção. O público também pode apoiar o trabalho da ONG com doações. Mais informações podem ser obtidas no perfil do grupo nas redes sociais.
Posicionamento da Prefeitura
A Prefeitura de Campinas reforça que o aumento das denúncias reflete maior conscientização e ampliação do acesso aos canais de atendimento. As ocorrências são apuradas pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil. Quando constatadas irregularidades, são aplicadas penalidades previstas em lei, e os responsáveis podem ser encaminhados para responsabilização administrativa, civil e criminal. O município também investe em ações de educação ambiental e conscientização sobre bem-estar animal, buscando fortalecer a guarda responsável e reduzir a ocorrência de maus-tratos. A Prefeitura destaca que a participação da população é fundamental e que denúncias com informações detalhadas contribuem para uma atuação mais rápida e eficaz dos órgãos responsáveis.



