Homem relata assédio de padre em Ribeirão Preto: 'Apalpou minha virilha'
Homem relata assédio de padre em Ribeirão Preto

Um homem que optou por não se identificar afirmou ter sido vítima de assédio sexual por parte do padre Mário Reis da Silveira, já denunciado por ex-coroinhas em Ribeirão Preto (SP). As situações ocorreram em duas ocasiões distintas, quando ele já tinha 31 anos e ainda participava das atividades da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, no distrito de Bonfim Paulista.

Em um dos episódios, o homem relatou que estava sozinho com o sacerdote dentro de um carro. Segundo ele, o padre tocou sua virilha. "A gente estava sozinho e ele veio apalpar a minha virilha. Eu peguei a mão dele e coloquei de volta na perna dele." Naquele momento, ele minimizou a abordagem, pensando que fosse um gesto de carinho.

"Você acha: 'nossa, o padre é muito carinhoso comigo, ele é muito bom comigo, né?' E você não leva ainda para o lado que é um ato sexual. Eu preferia pensar que ele era um enviado de Deus, que veio para a nossa comunidade para somar aqui, para fazer crescer, fazer os eventos aqui, os movimentos paroquiais crescerem", disse em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

A segunda situação, conforme o relato, aconteceu na casa do padre, quando ele apalpou as próprias partes íntimas na frente do entrevistado. Nesse momento, o homem afirmou que não teve mais dúvidas sobre a conduta inadequada do religioso. "Foi onde que, aí sim, me deparei com esse estalo na minha cabeça, que não era o carinho de padre, nem de amigo, nem de uma pessoa que me queria bem. A partir disso, a gente não quis mais comungar com a comunidade, com a paróquia", declarou.

Nenhum dos casos foi denunciado à polícia ou à arquidiocese na época ou recentemente. O homem justificou que decidiu falar agora devido ao aumento de denúncias contra o padre. "Na época, se uma pessoa falasse 'olha, aconteceu isso, isso, aquilo' seria a palavra de um contra o outro", explicou.

Mário Reis da Silveira foi afastado das funções eclesiásticas em março e é investigado pela Polícia Civil. A Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto informou, em nota, que o caso corre em segredo de Justiça e não comentará as novas denúncias.

O padre atuava como pároco na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim e é suspeito de assédio contra pelo menos cinco vítimas, todas ex-coroinhas. Os relatos indicam que os abusos ocorreram em diferentes momentos, alguns há 20 anos, na sacristia após as missas, com toques em partes íntimas e tentativas de beijo. Uma das vítimas, hoje com 32 anos, descreveu momentos traumáticos quando tinha 12 anos: "Meu primeiro beijo na boca foi com um padre".

Diante das denúncias, o arcebispo Dom Moacir Silva instaurou uma investigação prévia em 12 de março e determinou a suspensão imediata de todos os ofícios eclesiásticos de Mário Reis da Silveira.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar