Despedida das irmãs de 4 e 11 anos mortas em desabamento na Ilha do Governador
Despedida de irmãs mortas em desabamento na Ilha do Governador

Parentes e amigos se despediram das irmãs Vitória, de 11 anos, e Agatha, de 4 anos, em uma cerimônia no Cemitério do Cacuia, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na tarde desta sexta-feira (26). As meninas morreram soterradas no desabamento da casa onde moravam, na comunidade Praia do Rosa, no Tauá, enquanto se arrumavam para a escola na manhã de quinta-feira (25).

Homenagens e lembranças

Leunita Maria, ex-cuidadora das meninas, emocionou-se ao lembrar das crianças. “A Vitória gostava de dançar, fazia balé, ela era a chefe da turma, fazia os passos maravilhosos de bailarina que ela sabia fazer. A Agatha era um toquinho de gente falante, sempre agitada, bem humorada. Eram meninas maravilhosas”, afirmou. Ela também destacou o cuidado e zelo que a família tinha com as meninas. “Quem somos nós para questionar os destinos de Deus? Mas no momento é só dor, tá doendo muito, e que Deus conforte o coração desses pais”, lamentou.

Detalhes do desabamento

O incidente ocorreu por volta das 7h30. A edificação de três andares colapsou, e os pavimentos ficaram achatados. Uma mulher e uma criança foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros, sem ferimentos. Segundo vizinhos, os pais das garotas já haviam ido trabalhar no momento do desabamento.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Moradores da comunidade formaram uma fila para ajudar os resgatistas na remoção de escombros, passando tijolos, telhas e rebocos de mão em mão. A todo momento, bombeiros pediam silêncio para tentar ouvir se alguém pedia socorro. Ao meio-dia, a corporação informou que as crianças foram encontradas sem vida.

O operador de loja Edson Moreira Miranda Júnior pensou inicialmente que o barulho era de uma obra. “Quando fui abrir a porta, já estava tudo fechado, nem dava para sair de casa”, lembrou. “Depois que o bombeiro chegou é que consegui descer.”

Nota de pesar do governo

O governador em exercício, Ricardo Couto, divulgou uma nota de pesar se solidarizando com os familiares das vítimas. Na nota, ele afirmou: “Recebi com profunda tristeza a notícia da morte de duas crianças, de 04 e 11 anos, vítimas do desabamento de uma edificação na comunidade Praia da Rosa, Ilha do Governador, na manhã desta quinta-feira (25/06). Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares, amigos e moradores, que enfrentam essa perda. Nenhuma palavra é capaz de amenizar o sofrimento provocado por uma tragédia como esta.”

O governador destacou ainda a atuação do Corpo de Bombeiros: “Desde os primeiros momentos da ocorrência, acompanhei a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que socorreram duas vítimas com vida. Os bombeiros trabalharam com rapidez, dedicação e empenho nas operações de busca e resgate, mobilizando todos os recursos necessários. O Governo do Estado prestará todo o apoio aos familiares das vítimas neste momento difícil.”

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar