Entre janeiro de 2023 e abril de 2026, a Polícia Militar Ambiental do estado de São Paulo apreendeu 516 animais silvestres nas cidades de Piracicaba e Limeira, segundo dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo. As apreensões foram motivadas por tráfico ou criação ilegal, com destaque para aves de canto e jabutis.
Piracicaba: jabuti-piranga lidera apreensões
Em Piracicaba, foram apreendidos 351 animais. A espécie mais capturada foi o Jabuti-piranga, com 44 indivíduos, seguida pelo Canário-da-terra (42) e Trinca-ferro (24). Outras espécies apreendidas incluem Serinuz mozambicus (21) e Sporophila luctuosa (17).
Limeira: canário-da-terra é o mais visado
Em Limeira, o total de apreensões chegou a 165 animais. O Canário-da-terra lidera com 40 registros, seguido pelo Coleirinho (30) e Trinca-ferro (16). Também foram apreendidos Pássaro-preto (7) e Papagaio-verdadeiro (6).
Aves de canto como alvo do tráfico
De acordo com o balanço, a maioria das aves apreendidas são de canto, o que atrai traficantes e compradores. "São animais bem visados no tráfico pela beleza, coloração, pelo canto. Esses animais que têm um canto mais chamativo ou que são visualmente mais bonitos para esse pessoal são mais visados no tráfico", explica a bióloga Giulia Verdini.
Destino dos animais resgatados
Os animais resgatados são encaminhados para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP). Lá, passam por quarentena, exames e tratamento médico. Em seguida, vão para um setor clínico onde grupos preparam a reabilitação. "Para conseguirem musculatura, dependendo do tempo na gaiola, eles vão precisar de mais tempo no recinto para desenvolver a musculatura, conseguirem entender também onde eles devem procurar as frutas, caçarem insetos, dependendo da espécie", complementa Verdini.
Crime e denúncias
Manter, comprar, vender ou transportar animais silvestres sem autorização é considerado crime. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, Disque Denúncia 181 e pelos canais ambientais do governo estadual.



