Na terça-feira (9), durante os Jogos Escolares Municipais de Porto Velho (JEM-PVH), realizados no ginásio Poliesportivo Eduardo Lima e Silva, conhecido como Dudu, estudantes foram vítimas de agressões. De acordo com a mãe de um dos jovens, a confusão teve início após a partida entre equipes de uma escola particular e uma escola estadual. O caso foi registrado pela Polícia Militar (PM).
Relato da Mãe
A mãe, que preferiu não se identificar por questões de segurança, descreveu o ocorrido: “Doze meninos foram pra cima do meu filho, espancaram ele. Foi um caos”. Ela contou ao g1 que um grupo de estudantes que estava na arquibancada desceu em direção à saída da quadra e começou a encurralar atletas da escola particular. “Os meninos da escola estadual saíram tranquilos. Quando o time do meu filho (escola particular) começou a sair, começaram os empurrões. Alguns conseguiram escapar, mas meu filho e um amigo ficaram para trás”, afirmou.
Segundo a mãe, o adolescente foi cercado por vários jovens e agredido com socos e chutes. Ela relatou que seu marido, outro pai de aluno e o técnico da equipe tentaram defender o garoto e também foram atingidos durante a confusão. A mulher afirma que o filho chegou a ser novamente cercado e que os agressores pegaram cadeiras para jogar no garoto. Um goleiro que estava no local ajudou a protegê-lo, colocando-se na frente do menino até que a situação fosse controlada. “Meu filho apanhou muito. Ele poderia ter morrido”, disse.
Críticas à Segurança
A mãe também criticou a estrutura de segurança do evento. Segundo ela, não havia policiamento, equipe de bombeiros, ambulância ou agentes de segurança no momento da agressão. “Quem defendeu os alunos foram os próprios pais. Ficamos dentro da quadra esperando a polícia chegar”, relatou. Ela afirma que episódios de violência já vinham sendo registrados durante a competição e cobra providências dos organizadores.
Segundo a mãe, alguns estudantes chegaram a apontar possíveis envolvidos nas agressões aos policiais que atenderam a ocorrência. No entanto, até o momento, não há informações sobre identificação ou responsabilização dos suspeitos. “Estamos falando de menores de idade. Eles têm responsabilidade sobre a segurança desses adolescentes”, declarou.
Posição da Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), responsável pela organização dos Jogos Escolares Municipais, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que está ciente da ocorrência e repudiou o episódio. Eles afirmam que, assim que a situação foi identificada, foram adotadas providências para ampliar o policiamento no local, controlar a ocorrência e garantir a segurança dos participantes.
Segundo a prefeitura, o caso está sendo apurado em conjunto com as unidades escolares envolvidas e os órgãos de segurança competentes para identificar os responsáveis e adotar as medidas administrativas cabíveis. Por fim, a secretaria informou que os protocolos de segurança do evento serão reavaliados e reforçados para garantir a integridade física dos atletas, estudantes, servidores e demais participantes da competição.



