Um adolescente de 16 anos reagiu a um assalto na noite de terça-feira (23) no bairro Santa Mônica, em Uberlândia, após perceber que a arma usada pelos criminosos era uma réplica. O jovem derrubou e imobilizou um dos suspeitos, o que ajudou a Polícia Militar a prender a dupla. A ação foi registrada por câmeras de segurança e mostra a vítima brigando com os ladrões no meio da rua.
Como ocorreu o assalto
Segundo a Polícia Militar, o garoto caminhava pela rua Izau Rangel de Mendonça por volta das 20h quando foi abordado por dois jovens em uma motocicleta. Um deles desceu do veículo e, empunhando o que depois foi identificado como uma réplica de pistola, anunciou o roubo e levou o celular da vítima.
“Ele comentou com a gente que percebeu que era um simulacro e por isso avançou nos meliantes. Lá ele conseguiu, em luta corporal, evitar que continuasse o assalto. Mas, infelizmente, eles conseguiram pegar o celular e a gente não conseguiu recuperar mesmo com a localização. Os dois estão presos e foram totalmente reconhecidos pela vítima”, informou o cadete da PM, Gabriel Oliveira.
Detalhes do vídeo
Nas imagens, é possível ver a motocicleta com dois ocupantes se aproximando da vítima. O adolescente atravessa a rua e é abordado por um dos suspeitos, que desce da moto. O criminoso pega a mochila da vítima e chega a agredi-lo com o próprio objeto. Em seguida, o adolescente se afasta, mas logo volta correndo atrás da motocicleta.
Instantes depois, a moto aparece trafegando no sentido contrário com apenas um suspeito. Na sequência, o comparsa e a vítima aparecem correndo. O adolescente alcança o condutor e consegue derrubá-lo junto com a motocicleta. Após a queda, o assaltante deixa a moto no chão, retira o capacete e parte para cima da vítima, iniciando uma luta no meio da rua. Testemunhas se aproximam e param veículos na via, e o adolescente consegue conter um dos suspeitos.
Prisão dos suspeitos
Após testemunhas perceberem a vítima imobilizando o ladrão, a PM foi acionada via 190. Quando os militares chegaram, o suspeito conseguiu fugir novamente utilizando a motocicleta, mas foi encontrado ainda na mesma rua. Os policiais rastrearam o celular roubado com a ajuda da vítima e chegaram a um barraco onde o segundo suspeito estava escondido, na região do bairro Lagoinha. No local, também foi encontrada a réplica de arma de fogo utilizada no assalto. O celular não foi recuperado; há suspeita de que tenha sido escondido em uma área de matagal próxima.
Os dois criminosos, de 21 e 29 anos, foram reconhecidos pela vítima e presos em flagrante. Eles são conhecidos no meio policial pela prática de crimes na região leste da cidade. A identidade deles não foi divulgada. A motocicleta usada no crime, que tem registro de furto na última segunda-feira (22) no bairro Segismundo Pereira, também foi apreendida.
Orientação da Polícia Militar
A Polícia Militar reforçou que a recomendação é nunca reagir a assaltos, mesmo quando a vítima acredita estar diante de uma arma falsa. “A recomendação é 100% nunca reagir para esses casos. Mesmo que você reconheça que seja um simulacro, pode ser que ele esteja armado também de outra forma, ainda mais que lá foram dois indivíduos juntos. Então a recomendação da polícia é sempre, se ocorrer de fato, entregar mesmo e acionar a gente para poder fazer a busca e recuperar os bens perdidos”, destacou o policial Oliveira.



